HOME > PERFIL



Prof. Dr. Guilherme Carvalhal Ribas


CLICK HERE FOR THE ENGLISH VERSION





     Nascido em janeiro de 1952, em São Paulo, SP, após ter cursado os dois primeiros anos de Engenharia na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) graduou-se em Medicina na Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 1977, fez a sua residência de neurocirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) sob a orientação do Prof. Dr. Gilberto Machado de Almeida (1978-1981), e a completou no Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Virgínia (UVA), nos Estados Unidos, sob a chefia do Prof. Dr. John A. Jane (1981-1982).

     Como destaque em sua formação inicial, em março de 1980 participou como aluno do Course On Head Injuries, patrocinado pelo British Council e organizado pelos eminentes Professores Bryan Jennett e Graham Teasdale, autores da famosa Escala de Glasgow, em Glasgow, Escócia, tendo a seguir divulgado os então novos conceitos da neurotraumatologia moderna em nosso meio de forma pioneira. Esta sua dedicação acadêmica inicial lhe rendeu o prêmio de melhor trabalho apresentado na Conferência Internacional sobre Avanços Recentes em Neurotraumatologia em novembro de 1984, em Montevidéu, Uruguai, outorgado pelo Neurotraumatology Committee da World Federation of Neurosurgical Societies, como primeiro autor do trabalho “Protocolo para o Manuseio de Traumatismos Crânio-encefálicos” que foi realizado no Serviço de Neurologia de Emergência do HCFMUSP.

     Após os devidos exames, recebeu o título de Especialista em Neurocirurgia da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) em 1984.

     Em 1985 estagiou no Laboratório de Microneurocirurgia do Prof. Dr. Albert Rhoton Jr. na Universidade de Flórida, nos Estados Unidos, e desde então passou a ter como interesse acadêmico a anatomia microneurocirúrgica.

     Na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo obteve o seu Doutorado em Neurologia em 1991, o título de Professor Livre-Docente pelo Depto. de Cirurgia em 2005, e em 2007 foi aprovado em segundo lugar entre três candidatos, portanto não indicado, em concurso público para o provimento de cargo de Professor Titular da Disciplina de Neurocirurgia do Depto. de Neurologia da FMUSP. Foi responsável pelo ensino de Neuroanatomia da Disciplina de Topografia Estrutural Humana do Departamento de Cirurgia da FMUSP de 1994 a 2012. As suas atividades de pesquisa realizadas nesta disciplina, no Laboratório de Microcirurgia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, e na sua própria prática neurocirúrgica, se relacionam principalmente com anatomia crânio-encefálica e técnicas microneurocirúrgicas, tendo publicado mais de 50 artigos em periódicos nacionais e internacionais, mais de 40 capítulos de livros em nosso meio e no exterior, e participado da edição de 3 livros. A sua principal linha de pesquisa se relaciona com o Estudo de Correlações Anátomo-Topográficas Crânio-Encefálicas aplicadas à Microneurocirurgia. De 2002 a 2016 foi Orientador do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia do Departamento de Cirurgia da FMUSP.

     Entre as suas atividades regulares de ensino destacam-se que desde 1995 leciona cursos anuais de Anatomia Neurocirúrgica no Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Virgínia, tendo lá recebido o título de Visiting Professor of Clinical Neurosurgery em 1997, desde 2005 é co-diretor e professor do curso anual Cambridge Lectures in Neurosurgical Anatomy da Universidade de Cambridge, organizado pelo seu Departamento de Neurocirurgia e realizado nos tradicionais Colleges de Cambridge, Inglaterra, desde 2011 ministra curso de neuroanatomia cirurgia no Annual SNI Brain Anatomy with Surgical Implications Course da Seattle Science Foundation / Swedish Neuroscience Institute, em Seattle, EUA, e desde 2012 participa também como professor convidado do curso também anual Annual World Course in Advanced Brain Tumour Surgery, organizado pelo Prof. George Samandouras do Departamento de Neurocirurgia do The National Hospital for Neurology and Neurosurgery – Queen Square, em Londres, Inglaterra. De 2003 a 2012 ministrou aulas nos cursos anuais de Anatomia dos Sulcos, Giros e Ventrículos Cerebrais do Laboratório de Microcirurgia da Beneficência Portuguesa de São Paulo e nos cursos “Sulci, Gyri, Ventricles and Dissecting Fibers” da Universidade do Minho, em Braga, Portugal.

     Entre os outros cursos e aulas ministrados como convidado no exterior, destacam-se em importância: Professor único do curso 3D Neurosurgical Anatomy do XI Congresso Peruano de Neurocirurgia, em Lima, Peru, em outubro de 1999; Convidado de Honra do “Michael Scott Symposium” da Temple University, na Filadélfia, Estados Unidos, em 1998; participante como um dos professores convidados do “First Update Course of Neurosurgery of the University of California in San Francisco” (UCSF), em Napa, Estados Unidos, em agosto de 2007; apresentador convidado do seminário de almoço “Malignant gliomas: future treatment”, no Congress of Neurological Surgeons, Orlando, Estados Unidos, setembro de 2008; Professor do Curso de Neuroanatomia Cirúrgica durante Encontro do Grupo Europeu de Gliomas de Baixo Grau, em Barcelona, Espanha, em janeiro de 2009; Convidado de Honra do Congresso das Sociedades de Neurocirurgia da Australasia, por ocasião do 78º Congresso Científico Anual do Royal Australasian College of Surgeons, em Brisbane, Austrália, em maio de 2009; Professor único do Curso de Neuroanatomia Cirúrgica do Departamento de Neurocirurgia da Universidade Sapienza de Roma, em Roma, Itália, em abril de 2009; Professor do III Curso Prático de Abordagens Neurocirúrgicas da Universidade de Valencia, em Valencia, Espanha, em junho de 2010; Palestrante convidado do 5º Simpósio Internacional de Anatomia Microcirúrgica, em Istambul, Turquia, em novembro de 2010, e Palestrante convidado do First International Brain Mapping Course prévio ao AANS Annual Scientific Meeting, com a aula 3D Cortical and Subcortical Anatomy, em Chicago, EUA, em 28 de abril de 2016, repetido em abril de 2018 em Nova Orleans, Estados Unidos.

     Em novembro de 2017 co-organizou e proferiu palestras no curso Cambridge Lectures in Neurosurgery versão realizada no Departamento de Neurocirurgia – Faculdade de Medicina da Universidade da Malásia, em Kuala Lumpur, Malásia, e que se seguiu com aulas no Advanced Training Centre do National University Hospital de Singapura.

     Em outubro de 2018 proferiu palestra no 46th Annual Meeting of the International Society for Pediatric Neurosurgery em Telavive, e palestra no Serviço de Neurocirurgia do Hadassah Medical Center em Jerusalém, Israel, e em dezembro de 2018 no Departamento de Neurocirurgia do Huashan Hospital em Xangai, China.

     Em março de 2018 teve o privilégio de ser palestrante convidado da série Grand Rounds e Visiting Professor do Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Stanford com extensão da sua visita à Singularity University, em abril de 2019 foi o cirurgião convidado anual que proferiu a prestigiosa Harland-Smtih Lecture do Departamento de Cirurgia da Universidade de Toronto, e em maio de 2019 foi um dos quatro convidados internacionais do Israel Society Annual Meeting realizado em Galilion, Israel. Em setembro de 2018 teve o privilégio de ter participado pelo 14o ano consecutivo do curso Cambridge Lectures in Neurosurgical Anatomy dando como sempre as suas aulas em 3D durante o primeiro dia do curso e tendo tido este ano como o outro professor convidado o eminente neurocirurgião Professor Robert Spetzler de Phoenix, Arizona. Organizado como sempre pelo Professor Thomas Santarius do Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Cambridge, Reino Unido, neste ano as aulas foram ministradas no tradicional Queens College, fundado em 1448.

     As suas publicações e atividades de ensino são particularmente enriquecidas pelo uso de técnicas 3D estereoscópicas, por ele aprendidas a partir de uma antiga paixão pela fotografia, e que o tornaram um pioneiro da sua utilização para projeção em aulas no âmbito da sua especialidade, e para impressão e publicação em um periódico neurocirúrgico. Esta publicação pioneira, feita no renomado “Journal of Neurosurgery” em 2001, recebeu inclusive o destaque da sua capa.

     Em 2010 teve o privilégio de ter o seu artigo The Cerebral Sulci and Gyri como tendo sido o artigo mais acessado de todo o Journal of Neurosurgery Publishing Group durante este ano (5573 acessos).

     Em outubro de 2015 foi lançada a 41ª edição do clássico livro texto Gray’s Anatomy, onde teve a distinção de contribuir com o capítulo sobre a Anatomia dos Hemisférios Cerebrais. Em 2015 recebeu o honroso convite para fazer o capítulo “Cranial-Cerebral Topography Applied to Microneurosurgery” para o livro-video “Masters of Neurosurgery” a ser editado pelo Prof. George Samandouras do The National Hospital-Queen Squere, University College of London.

     Em março de 2018 teve o seu livro Applied Cranial-Cerebral Anatomy: Brain Architecture and Anatomically Oriented Microneurosurgery publicado pela prestigiosa Cambridge University Press.

     As suas principais aulas se encontram disponíveis no YouTube através da Seattle Science Foundation, e contam, em média, com mais de 10.000 visualizações.

     Entre as suas participações em revistas médicas, passou a pertencer aos corpos editoriais da Revista Diagnóstico e Tratamento em 1996, da Revista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 2005, das publicações Neurosurgical Focus, extensão eletrônica do Journal of Neurosurgery, em 2007, e do Journal of Neurosurgery Video Supplement em setembro de 2011. É ativo revisor da revistas Neurosurgery desde 2004, e das World Neurosurgery e Neurosurgical Review desde 2011, revendo em particular os artigos de anatomia cirúrgica encaminhados a estas renomadas revistas.

     Quanto a sociedades médicas, é membro da Associação Paulista de Medicina (APM) desde 1984, da Associação Médica Brasileira (AMB) desde 1984, e da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) desde 1986, onde tem se mostrado particularmente ativo nas suas atividades de ensino desde o fim de sua residência. Em setembro de 2008 foi o vice-presidente eleito do seu XVII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, e que teve como presidente o Prof. Dr. Evandro de Oliveira. Foi um dos fundadores da Sociedade de Neurocirurgia do Estado de São Paulo (SONESP) em 1996, onde tem atuado principalmente nas suas comissões científicas. No Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) foi membro ativo da Câmara Técnica de Neurologia de 1995 a 2018.

     Nos Estados Unidos, é International Member of the Congress of Neurological Surgeons (CNS) desde 2003. Na América Latina, é também membro correspondente da Sociedad Peruana de Neurocirugia desde 1999.

     Em março de 2015 foi indicado e aceito como membro da renomada World Academy of Neurological Surgery (WANS), que congrega um total de apenas 100 Membros Ativos, com cada país podendo ter um membro e mais um adicional para cada 1000 neurocirurgiões existentes naquele país, os quais tem o seu status mudado de Ativo para Senior após 7 anos.

     A sua prática neurocirúrgica é exercida principalmente no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) em São Paulo, Brasil, e, embora generalista, é mais particularmente focada na neurocirurgia de tumores intracranianos intrínsecos e extrínsecos, e na assistência a pacientes com traumatismos crânio-encefálicos e emergências neurocirúrgicas em geral, em adultos e crianças. Desde 1995 pertence ao Conselho Deliberativo desta Instituição.

     A sua equipe neurocirúrgica conta com o Dr. Koshiro Nishikuni (mais particularmente especializado em neuroendoscopia e em neurocirurgia pediátrica), com o Dr. Arthur Werner Poetscher (neurocirurgia da coluna vertebral), com o Dr. André Felix Gentil e com o Dr. Eduardo Santamaria Carvalhal Ribas (ambos neurocirurgia geral), sendo que os dois primeiros concluíram os seus respectivos doutorado e mestrado na FMUSP sob a sua orientação. A neuroanestesia se encontra sob a direção do Dr. Nelson Mizumoto (responsável pelo Setor de Neuroanestesia do HCFMUSP), e, quando necessário, a equipe trabalha em conjunto com outros profissionais e equipes para a realização de procedimentos neurocirúrgicos cranianos e raquimedulares específicos.

     Em 17 de outubro de 2007, a revista semanal Veja, edição de São Paulo, Capital, publicou os resultados de uma pesquisa feita entre destacados médicos acadêmicos e de clínica privada, diretores de hospitais e dirigentes de sociedades médicas, que o apontou como o neurocirurgião preferido para a indicação de casos da sua especialidade na cidade de São Paulo (“Os médicos que os médicos indicam”). Em 2008 e em 2013 pesquisas semelhantes feitas em nível nacional pela revista Análise (www.analise.com) o apontaram como sendo um dos médicos mais respeitados da sua especialidade (“Os mais admirados da Medicina”).




Voltar para o topo